AssociaçãoTeatroFolcloreFutebol

A Associação

No dia 28 de Outubro de 1980, foi celebrada escritura que deu origem à Associação Cultural e Recreativa do Seixo de Mira. Esta Associação tem a finalidade de promover cultural, recreativa e desportivamente os seus associados.

A Criação da Associação não foi mais que dar sequência formal a uma consideravel actividade no Seixo traduzida no trabalho a dois niveis:

- uma tradição centenária de teatro no Seixo, ( alturas houve em que dois grupos de Teatro estavam em actividade simultânea de preparação e ensaios de Peças Teatrais distintas: O Grupo da Acção católica Rural e o Grupo dos Pisadores da Calçada, num único salão pertença da Paróquia A JUVENTUDE) foi criada a Secção de Teatro, para integrar a referida Associação.

- em plena actividade encontrava-se também um grupo de Jovens que se divertia cantando e dançando músicas populares e/ou folclóricas. Tinham por nome “ Rancho Folclórico Flores Vivas do Seixo”. Aquando da formação da Associação, decidiram integrar a mesma e dar corpo a uma nova Secção, inicialmente só na vertente Folclórica e pouco tempo depois também na Etnográfica, passando assim a designar-se por Grupo Folclórico e Etnográfico Flores Vivas do Seixo de Mira - Secção de Folclore e Etnografia da ACRSM. Propunham-se levar a efeito um aturado trabalho de recolhas na área da Freguesia, trabalho este que teve inicio há 18 anos e traz ocupados todos os seus membros, em número de 50, ainda nos dias de hoje. Trabalho monótono, aturado, de longa duração. Deste surgem trajes, cantigas, modas de dançar, maneira de o fazer, utensílios agrícolas em desuso, instrumentos musicais. Tem primado por levar a todo o lado onde é convidado a actuar, País e Estrangeiro, o nome do Seixo, a imagem do Concelho, a figura impar do Português, apaixonado a amante da sua terra: O natural do Seixo, o SEIXENSE!

A Associação

Galeria de Imagens


ACRSeixo 2007 powered by vbworks.net